Aprenda a reparar um CD riscado com suas próprias mãos

Apesar da entrada de novos formatos de armazenamento, os discos de vídeo digital (DVDs) são uma pedra angular para as coleções de muitos dos cinfilos, assim como os discos compactos (CDs) são para melmanos. Portanto, quando você empresta um a um amigo, reza para que eu o devolva em boas condições. Mas se isso não acontecer, antes de terminar essa longa amizade, sugerimos que você siga estas dicas sobre como reparar um CD riscado e resgatar o conteúdo que você acha que está perdido.

Explicamos como reparar um CD riscado

Esses métodos também funcionam com DVDs, mas não com discos Blu-ray, que usam um revestimento. Embora isso os proteja de arranhões, se sofrerem danos, você simplesmente não poderá repará-lo. Falhas menores podem ser corrigidas com um pano de microfibra, mas a densidade e as camadas dos dados impedem que as alternativas que descrevemos trabalhem com Blu-ray. Outra alternativa são as funções de correção de erros dos melhores players de Blu-ray, que ajudam a ignorar arranhões.

De qualquer forma, é sempre uma boa idéia fazer um backup de seus DVDs, CDs e Blu-rays em um disco rígido, o que manterá suas músicas e filmes em segurança pelo tempo que você precisar.

Existem várias maneiras pelas quais um disco pode ser danificado, mas é importante identificar a profundidade e a causa do arranhão. O primeiro passo é identificar um problema no disco. Você pode determinar isso inserindo um em boas condições no seu aparelho ou testando seu CD em outro dispositivo.

O que você deve saber antes de começar

CD de áudio

Como os riscos afetam os discos?

Um CD ou DVD é composto de camadas. Na parte superior, há uma de plástico, com a etiqueta impressa na superfície. Os dados são armazenados na forma de uns e zeros (1 e 0). Ao gravar, um laser queima pequenos furos no plástico, de modo que a superfície consiste em vários poços poços e superfícies planas, chamados terras ou plano. Abaixo está uma camada de alumínio reflexivo: quando um CD ou DVD lê o disco, emite um laser, que detecta se está em um cova ou um terra, antes de devolver o reflexo ao jogador.

A camada inferior é feita de policarbonato e seu objetivo é proteger os dados contra danos. Se arranhado, pode alterar a trajetória do laser, o que dificulta sua capacidade de ler poços e planícies com precisão. Para resolver esse problema, você deve polir o arranhão ou preenchê-lo com uma substância transparente, que permita que o laser viaje pelos dados.

Cinco dicas antes de começar

Embora existam métodos diferentes para limpar e revestir seus discos, é importante lembrar-se de algumas regras importantes se você quiser evitar dores de cabeça durante o processo.

Passo 1: Lave e raspe as mãos antes de manusear os discos. É surpreendentemente fácil fornecer os dados delicados impressos na camada de policarbonato. Sabe-se que tanto a gordura quanto o óleo causam problemas reprodutivos, mesmo que o disco não mostre sinais de danos físicos. É melhor usar luvas de látex.

Etapa 2: A melhor maneira de começar a limpar seus discos é do centro e se mover para fora, em linha reta. Isso permite uma melhor aderência e ajuda a evitar danos aos dados impressos na camada de policarbonato. Isso ocorre porque os dados são mantidos em espiral, como nos discos de vinil. Como o CD ou DVD gira tão rápido, o leitor deve poder compensar os bits ausentes de dados à medida que avança. Quando uma lágrima se estende diretamente do centro do disco até a borda, é muito mais fácil para o algoritmo detectar o erro e corrigi-lo automaticamente.

Etapa 3: É mais provável que as unidades de carregamento da bandeja leiam um disco danificado ou arranhado do que o carregamento do slot. Se possível, use uma dessas unidades ao reparar um disco, pois reduz as variáveis ​​em execução.

Etapa 4: Como a camada de dados codificada na superfície de policarbonato está próxima à parte superior, os riscos na etiqueta podem causar erros de leitura da mesma maneira que a localizada na superfície reflexiva. Tente armazenar todos os seus discos em estojos ou molinetes e manipule-os pelo anel interno, para evitar danos aos dados.

Etapa 5: A melhor maneira de reparar discos é não arranhá-los. Parece bobagem, mas usar bons estojos ou molinetes reduz significativamente a chance de danificá-lo, evitando o inconveniente de precisar repará-lo.

Métodos para reparar seu disco

Mr. Clean Magic Eraser

Mr. Clean Magic Eraser

Mr. Clean Magic Eraser É um produto para limpar a casa, mas você ficará surpreso ao saber como é útil reparar discos ópticos. Mova o pano levemente seco sobre a superfície refletora, sempre em linha reta do centro do disco para fora, o que ajuda a reduzir alguns arranhões sem afetar os dados. Mr. Clean Magic Eraser é feito de espuma de melamina, o mesmo material usado para isolamento acústico e térmico. Em vez de recorrer a produtos químicos, tire proveito de suas propriedades.

A espuma atua como um abrasivo, como uma lixa, e pode amolecer a camada externa de um disco. Imagine isso como uma pedra ou pedra-pomes contra a pele de spera do calcanhar: frtala e você obterá um pouco da pele morta, mas se você a tornar forte demais, poderá acabar se entregando. Dessa maneira, evite esfregar demais o disco ou corra o risco de afetar a camada de dados.

Máquinas caras

Máquinas de CD

A menos que você queira gastar US $ 500 ou mais em uma máquina profissional, é melhor evitar essa opção. Embora esses dispositivos de ponta sejam excelentes para quem limpa e repara centenas de discos por mês, eles são proibitivamente caros. Eles geralmente exigem manutenção que excede rapidamente o custo de substituição de alguns DVDs riscados. As versões menos caras, de US $ 10 ou US $ 20, tendem a causar mais mal do que bem, geralmente deixando seus discos sem possibilidade de reparo ou esfregando-os com produtos químicos que danificam o exterior. No entanto, é comum encontrar máquinas profissionais em lojas que vendem discos usados ​​e geralmente permitem que você as use por uma taxa nominal.

Produtos à base de óleo

Produtos à base de óleo

Se você chegou a esse ponto, é provável que nenhum outro método funcionou. Se você conseguir um computador para ler o disco, poderá gravar uma cópia de backup em outro disco. Mas se o risco for grave no lado dos dados, é possível que o dano tenha atingido a camada reflexiva.

Nesse caso, você pode tentar usar um material equivalente, para tentar ler o disco. Existem materiais diferentes, alguns eficazes e outros o resultado de erros e mitos. Bálsamo para lábios, creme dental, manteiga de amendoim, esmalte para sapatos, limpador de janelas, vaselina, cascas de banana e vários outros materiais supostamente funcionam, mas todos eles têm uma característica comum: óleo. Os óleos ajudarão a preencher alguns dos orifícios, mesmo depois de limpos. Esses óleos fornecem o caminho para o laser viajar diretamente para os dados e vice-versa.

Recomendações do Editor