A Play Store para de mostrar resultados de pesquisa para a palavra "coronavírus"

Google Play Store

Alguns dias atrás, o Google decidiu retirar todos os aplicativos disponíveis na Play Store relacionados ao coronavírus, batizados como COVID-19. O gigante das buscas, assim, lutou para tentar colocar paredes à desinformação que circula na internete em que muitos usuários confiam cegamente.

Mas parece que este não foi o único passo do Google para combater a desinformação. A última etapa é encontrada nos resultados de pesquisa oferecidos atualmente pela palavra coronavírus ou COVID-19: 0. The Play Store parou de mostrar resultados relacionados aos dois termos.

Coronavírus

Até agora tudo bem. O problema é encontrado da maneira que alguns usuários de escreva termos desconhecidos E o que o gigante das buscas sabe muito, portanto, quando não sabemos escrever bem uma palavra de outro idioma, quando escrevemos no Google, os resultados que procuramos são exibidos.

E eu digo isso, porque se fizermos uma pesquisa com a palavra COVID19, sem a separação do hífen, se mostra aplicativos relacionados ao coronavírus, aplicativos de todos os tipos, dos quais enviam avisos relacionados à disseminação do vírus pelo mundo a aplicativos dos centros de controle de doenças em vários países. Também podemos encontrar jogos estranhos, aplicativos de notícias como CNN, Yoga, leitores de RSS … praticamente tudo.

Se fizermos uma pesquisa pelos termos coronavírus e COVID-19 (como realmente está escrito) nas demais seções da loja do Google, encontramos resultados de livros, audiolivros e até música.

O buscador combate a desinformação

Coronavírus

Se fizermos uma pesquisa no Google por coronavírus ou COVID-19 (incluindo o termo COVID19), ele primeiro mostrará um sinal com fundo vermelho e a mensagem Alerta SOS. Logo abaixo, são exibidas as últimas notícias da mídia que comunicam as "supostas" últimas notícias relacionadas a esse vírus e, logo em seguida, podemos encontrar a seção Ajuda da Informação, onde encontramos resultados do Ministério da Saúde da Espanha e da OMS.